Alimentos que aceleram a cicatrização pós-plástica

Com importantes propriedades nutritivas, alimentos como a linhaça e a sardinha aceleram o processo de cicatrização. Quando consumidas adequadamente, iguarias ricas em vitaminas e proteínas trabalham em conjunto para a multiplicação das células responsáveis por recuperar o tecido lesionado.

Durante o processo de cicatrização, existem três etapas nas quais o organismo precisa de nutrientes específicos para se renovar. Caracterizada pela coagulação, a fase inflamatória necessita de vitamina K, proteínas e aminoácidos. Já no segundo estágio, o desenvolvimento das células epiteliais – essencial para promover a resistência da ferida – pede fontes de ferro e zinco.

Na regeneração, a presença de carboidratos, vitaminas e proteínas é fundamental para o processo de estabilização da síntese de colágeno, a proteína responsável pela constituição do tecido conjuntivo. Contudo, nem todos os alimentos são permitidos durante a fase de recuperação.

Brócolis, repolho e couve-flor
Indicado principalmente para pacientes que tomaram anestesia, o trio formado por brócolis, repolho e a couve-flor auxilia na recuperação do tecido, por ser rico em antioxidantes e compostos de enxofrados bioativos. “A paciente pode consumir três porções frescas dessas verduras diariamente”, esclarece Anna.

Frutas vermelhas
Com função desintoxicante, as frutas vermelhas como o morango e amora têm capacidade de proteger as paredes dos vasos sanguíneos, combatendo o processo inflamatório. Os elementos naturais ainda ajudam na estimulação da coagulação e devolvem a elasticidade cutânea. Para conquistar os benefícios é necessário consumir três porções das frutas frescas.

Ômega- 3
Ricas em ômega-3 (tipo de gordura que o organismo não consegue fabricar, mas precisa ser ingerida diariamente), a linhaça, a sardinha e a semente de chia são boas opções para quem quer acelerar o processo de cicatrização. Por isso, podem ser ingeridas em uma porção diariamente.

Vitamina C
Fácil de ser incorporada à dieta, a vitamina C é capaz de estimular a produção de colágeno, diminuindo as chances de inflamação. Além disso, nutrientes enriquecidos com essa vitamina ainda deixam a cútis firme e nutrida. O indicado é comer alimentos in natura e não sucos ou concentrados. “São três porções de frutas cítricas por dia, (laranja, caju, kiwi e abacaxi) ou verduras (agrião, couve e brócolis) para garantir uma cútis saudável”, afirma Anna.

Zinco
Para melhorar o aspecto da cicatriz, o recomendado é apostar em aves, carne vermelha, cereais integrais, fígado, leite e derivados e peixes, pois são ricos em zinco. Esse composto mantém o tônus muscular e nervoso com uma porção diária (ou dois copos, tipo americano, de leite).

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