Passo a passo do pós-operatório

1º Dia de Pós-Operatório

Retirado o curativo, ensinamos o paciente e seu acompanhante a lavar o cabelo dele nos primeiros 7 dias. Realiza-se então, a segunda drenagem linfática e prescrevemos as medicações indicadas para prevenir infecção e dor. Restringimos apenas a dieta contendo crustáceos por 7 dias e a exposição intensa ao sol por 45 dias.

3º Dia de Pós-Operatório

Poderá aparecer inchaço nas regiões da testa e dos olhos, e por isso deve-se intensificar a drenagem linfática, já que neste momento, normalmente os pacientes retornam as suas atividades laborativas.

 7º Dia de Pós-Operatório

Libera-se tanto a higienização normal da área receptora com chuveiro quanto a atividade física leve a moderada ( Esteira, Bicicleta, caminhada). Neste período, começam a se desprender as minúsculas crostas (casquinhas) acompanhadas do fio de cabelo contendo em uma das extremidades sua “raiz”. Esta queda poderá se estender até o 14º dia.

14º Dia de Pós-Operatório

Neste período retiramos os pontos da área doadora e liberamos atividades físicas mais intensas, inclusive banhos de mar e piscina.

30º Dia de Pós-Operatório

Observa-se a queda de praticamente todos os cabelos transplantados que voltarão a aparecer por volta do 3º mês após a cirurgia.  A atividade esportiva, como futebol, estará liberada.

3º Mês de Pós-Operatório

Os cabelos já se apresentam em tamanhos variados, sem contudo denotar densidade já que o padrão de crescimento em mosaico não permite, nesta fase, proporcionar homogeneidade. Estima-se um resultado de 30%. Enfatizamos que nesta etapa, devido ao intenso crescimento do cabelo, podem surgir pequenos pontos amarelados (Pústulas) que tendem a desaparecer espontaneamente ou por meio de discreta pressão sobre as mesmas, sem nenhum impacto desfavorável na sobrevida dos cabelos.

6º Mês de Pós-Operatório

Observamos, neste momento, um resultado aproximado de 60% do esperado.

9º Mês de Pós-Operatório

Com o aumento do comprimento das hastes do cabelo, assim como uma maior homogeneidade do crescimento em mosaico, observamos um resultado que pode corresponder a quase 100%.

1º Ano de Pós-Operatório

Com o passar do tempo, as hastes capilares também engrossam e ganham maior pigmentação, traduzindo em melhor aspecto de densidade. Salientamos que em todos estes momentos, tanto os dados obtidos como as fotografias tiradas são devidamente documentadas e arquivadas para posterior análise pelo paciente e cirurgião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *